sábado, 6 de novembro de 2010

Dowloaders são prejudiciais ou favoráveis as bandas independentes?

Uma das questões que envolvem a maioria dos artistas hoje, é como eles pretendem sobreviver da música, uma vez, que a pirataria é um dos fatores que mais prejudica os trabalhos dos mesmos. 

Na verdade isso ocorre com o planejamento de cada banda, que trabalha voltada para cada seguimento, bandas estas que, ou vivem de shows, ou vivem da venda dos cd´s.

Podemos entender que na era da tecnologia pensar em viver de cd`s é um meio de ¨remar contra maré¨, porque a internet te dá todas as facilidades de baixar músicas, vídeos e making off das bandas. E o fator que pesa é a resolução das músicas baixadas, pelo fato da proteção que os pen drives conseguem oferecer sem danificar, uma vez, que você consegue remover e alterar suas músicas a hora que desejar, já o cd é meio que privado à estas facilidades fazendo com que o consumidor escolha o mais prático.

Para aqueles que são a favor dos dowloders tenham como fator favorável a divulgação em massa causada pelas mídias, pois, se sua banda consegue despertar o interesse do consumidor em baixar seu trabalho na internet, é um sinal que ele será presença confirmada em seu show, e que ele curte muito os seus trabalhos causando uma certa fidelidade  a todo seu projeto.

Bem galera, nós do programa Cultura Sonora, estamos repassando essa questão, para que opinem sobre o assunto, é claro, que muitos são satisfeitos com os dowloders, mas, muitos sofrem com essa prática. E vocês? O que acham?

Texto por: Rogério Rodrigues
  

Um comentário:

  1. É complicado essa situação mas é um grande passo para bandas que estão iniciando...

    ResponderExcluir