segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fugazi, fazendo música honestamente.

Nessa de pesquisar música independente, me deparo com diversas figuras, algumas entendidas sobre o assunto, outras não, assunto que para mim, se perde nos dias de hoje porém isso não é assunto pra hoje, e sim ao Fugazi.

O Fugazi foi uma banda americana formada em 1987 pelo Ian Mickaye e o Jeff Nelson, e no cenário da época eram chamados de post-hardcore: uma mistura de punk e chamado de indie rock, que acredito que muitas bandas hoje se intitulam com indie e nem sabem de onde veio a origem disso tudo. 

A banda Fugazi foi uma das maiores bandas representativas no que se diz que música independente que alguns refere a "música honesta". E o que é essa música honesta? – É aquele artista pela qual a faz e que não possua nem um vínculo com alguma gravadora de grande porte ou de pequeno também. E o artista que distribui, faz a conexão com o público, (coisa que muitos hoje encontram algumas dificuldades em fazer), e não deixa algum produtor sei lá das quantas meter o bedelho em seu trabalho.

Uma das características da banda, além do som, é a postura deles de se colocarem como honestos com que se pode dizer em valores tributários, no que se agrega aos seus funcionários, ou melhor, dizendo "equipe". O Fugazi possuem sua própria gravadora a Dischord Records e distribuem diversos outros artistas como o Medications.

Olhando assim muitos podem achar, "mas esses caras ganham grana com outras bandas", não! As bandas gravam, é claro que se tem um custo com a equipe, entre outros gastos, porém a Dischord Records não tem nenhum direito sobre o artista, ou seja, se ele quiser pular fora ao qualquer momento, ele pula, atitude contrária das grandes gravadoras, que predem determinados artistas com seus contratos.

Se tiver algum interesse em saber mais clica aqui. Ou assista aí a pedrada  sonora, que é o Fugazi. Vou ficando por aqui, comente, curta, retweet.


Texto por: Vleydson Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário